Dicas para escolher o seu Papel de Parede

, , ,

Bom dia queridos!!!

Muitas vezes nos pegamos com vontade de mudar alguma coisa em nossa casa e não queremos investir muito tempo, nem dinheiro, não é mesmo?

Uma ótima solução para dar uma renovada no ambiente é colocar PAPEL DE PAREDE.

Separei algumas dicas que acho interessante na hora de escolhê-los:


Tipos de Papel de Parede

– Vinílico: indicado principalmente para grandes áreas de circulação (restaurantes, hotéis, …);

– Vinilizado: podem ser lavados e possuem uma vasta gama de padronagens;

– Acetinado: acumula menos poeira, ideal para quarto de criança;

– TNT: quando afirmam “tnt” significa que imita tecido, mas não é de fato tecido;

– Mica: feito a partir de pedras naturais (possui textura);

 

Tipos de Estampas

Liso:
O papel liso pode ser usado de diversas maneiras: texturizado de linho, trama ou outro, ele pode ficar muito bom em várias paredes de um mesmo ambiente; pode substituir uma parede colorida que você não está mais satisfeita; pode dar leveza quando usado em cores claras ou deixar o ambiente bem descontraído usando uma cor chamativa. Cuidado sempre ao compor, pois os tecidos, mobiliários e objetos de decoração têm que estar de acordo com a paleta de cores que você optou.

Listrado:
As listras são utilizadas para alongar e definir um centro de interesse dentro do seu projeto. Seja na vertical ou na horizontal, elas exercem uma função muito interessante. As listras verticais parecem aumentar o pé direito dando amplitude e altura, mas pode ter um efeito de estreitar o ambiente. As listras horizontais parecem diminuir o pé direito, mas dão amplitude no comprimento. Listras coloridas podem fazer uma grande diferença nos ambientes, podem ser na mesma espessura ou em espessuras diferentes. Se o seu ambiente for neutro, pode apostar nelas, que elas vão dar um show de modernidade ao ambiente.

Floral:
As flores são democráticas e encantam onde quer que estejam. Então, nada melhor que trazê-las para dentro da nossa casa. Desde os mais românticos aos mais excêntricos, o floral é capaz de transmitir sua identidade através da decoração de sua casa nas cores e tamanhos mais variados. Os tons pasteis também são boas opções na hora de escolher suas flores, pois além de elegantes, podem combinar com acessórios coloridos, que trazem um toque de sofisticação ao ambiente.

Estampado:
Dão ao ambiente um ar de descontração e jovialidade. Sejam eles coloridos ou monocromáticos. Os arabescos possuem como principal característica a combinação de formas geométricas em uma identidade visual bem peculiar. Uma estampa elegante e chamativa é capaz de inovar e transformar a aparência de um cômoda da casa. Quando usado com outros elementos clássicos, como um lustre, cria um ambiente extremamente sofisticado. Reforce o contraste com os tons neutros e lisos, tomando muito cuidado para combinar com outros tipos de estampas.

 

Aplicação
O primeiro passo antes de escolher o papel de parede é saber que a parede que vai recebê-lo tem que estar lisa e livre de imperfeições. Se necessário, aplique massa, lixe e passe uma demão de tinta.

 

Manutenção e Durabilidade
Quando bem cuidado, o papel de parede pode durar mais de 10 anos. Os de fibras naturais são mais delicados e não devem ser molhados, a limpeza pode ser feita com espanador ou aspirador de pó. Já em papel com proteção de vinil, pano ou esponja úmida estão liberados.


Superfícies
Com a parede pintada é preciso apenas limpá-la retirando qualquer sujeira. Se já possui papel de parede, é preciso retirá-lo e deixar a superfície lisa e limpa novamente. Porém, em parede de madeira ou azulejada só é possível aplicar quando a superfície for lisa e esteja limpa para evitar bolhas e ondulações.


Ambientes e Precauções
O papel de parede pode ser utilizado em qualquer ambiente interno. O papel vinílico é o mais indicado para a cozinha, pois não fica com tanta gordura impregnada e resiste a limpeza com pano úmido. Em ambientes onde há um tráfego intenso, como corredores e passagens, deve-se evitar o uso de papéis delicados. Nos banheiros, o maior cuidado é não utilizar cola à base de água, que pode desgrudar com a umidade.

 

Quantidade
Os papéis de parede são vendidos por rolo. Cada rolo tem, geralmente, 10 metros de comprimento por 50 centímetros de altura. O cálculo da quantidade de rolos, depende da área a ser coberta, da extensão do papel e do tipo da estampa, pois determinados desenhos têm uma 'quebra', chamada de 'rapport', que é o tamanho do padrão e a frequência com que os detalhes se repetem, para fazer os encaixes perfeitos a cada emenda.

 

É fundamental ressaltar a grande durabilidade do papel de parede (em média três vezes maior que a pintura), então, escolha um modelo que realmente te agrade. Ele pode te acompanhar durante muito tempo da sua vida e da sua família. Agora é escolher o seu e mãos à obra!

 

Vejam algumas inspirações dos nossos projetos onde usamospapel de parede, nas fotos a seguir:

apto_brava-1 apto_brava-23 apto_brava-32 apto_coqueiros-59 DSC_1314 DSC_1355 DSC_1391 DSC_4895 DSC_4904 DSC_5073 DSC_5090 DSC_5299 DSC_5328 DSC_9822 DSC_9888 DSC_9913 DSC_9916 DSC_9932 DSC_9949 DSC02451

 

Beijos com carinho,
Kris Bristot.

 

Para conhecer melhor o nosso trabalho, entre no portfólio do nosso site:

krisbristot.com.br
instagram: @krisbristotarquitetura

facebook: krisbristotarquitetura

Comentários