A Escolha do Rodapé

, , , ,

Existem muitos aspectos para se pensar quando vamos escolher o rodapé para os ambientes. Afinal, embora tenham função técnica de proteção contra calçados, objetos e materiais de limpeza, os rodapés tornaram-se elementos decorativos que fazem toda a diferença no espaço.

[Rodapé]016

[Rodapé]017

Os materiais mais encontrados para rodapés são: Madeira, Cerâmica, Pedra e Poliestireno.

Rodapés de Madeira e MDF: baixo custo; possui espaço para passagem dos fios; podem ser usados com diversos tipos de piso; grande variedade de formatos e modelos (frisos, detalhes). A desvantagem é que podem atrair cupim e não devem ser colocados em locais onde costumamos ter pisos frios (porcelanato, cerâmico, pedras) como cozinhas e banheiros, pois podem estufar.

Rodapés de Cerâmica: baixo custo; alta resistência; suportam umidade; instalação trabalhosa; usar em pisos frios; formatos e modelos limitados; emendas aparentes; não oferecem espaço para fios.

Rodapés de Pedra e porcelanato: custo variável; alta resistência; suportam umidade; adequado usar em pisos frios; fácil aplicação; fácil limpeza;não oferecem espaço para fios; formatos e modelos limitados nas formas e ilimitados nas texturas (Ex: porcelanado que imita madeira, trabalhado, etc. Granitos, mármores, pedras sintéticas, etc.); irregularidade de cor, pois em lotes diferentes, varia a tonalidade.

Rodapés de Poliestireno: um dos melhores custos-benefícios, pois possui alta durabilidade e preços variáveis; resistente à umidade; pode ser usado com qualquer tipo de piso; possui um nicho próprio para a passagem de fios; fácil e rápida aplicação.

[Rodapé]001

[Rodapé]002

[Rodapé]003

[Rodapé]004

[Rodapé]005

[Rodapé]006

[Rodapé]007

[Rodapé]008

Rodapés x Pisos:

Aquela regra que ouvíamos muito falar de usar o mesmo material e cor para o rodapé e para o piso já não é mais a mesma. Agora, o segredo é ver o objetivo do ambiente e fazer com que diferentes materiais e cores estejam em harmonia. Por exemplo, se quer chamar a atenção para o piso, o rodapé tem que contrastar com ele. Já se o objetivo é dar a sensação de amplitude, a combinação pode ser a saída ideal.

Rodapés x paredes:

Entre rodapés e paredes, vale a mesma regra dos pisos: cores contrastantes dão destaque a um dos elementos. Por exemplo, rodapés claros valorizam paredes escuras. Em ambientes com pé-direito baixo, o ideal é usar cores semelhantes, para dar a sensação de alongamento às paredes. Já se o pé-direito for alto, pode-se optar em cores contrastantes, pois além de destacar um dos elementos, deixa o ambiente moderno e atualizado.

[Rodapé]009

[Rodapé]011

[Rodapé]012

[Rodapé]013

[Rodapé]014

[Rodapé]015

O tamanho dos rodapés é bem variado. Indo dos tradicionais de cerca de 7 centímetros, à opções mais ousadas com mais de 40 centímetros. Os mais usados hoje são os de em média de 15 centímetros. Em ambientes com paredes baixas, é recomendado usar rodapés menores ou no tom da parede que ele está. Em contrapartida, nos espaços com paredes mais altas, é possível escolher rodapés mais altos e contrastantes, sem receio.

Na escolha do seu rodapé, existe uma infinidade de cores e modelos, o importante é contar a sua criatividade e tentar padronizá-los de uma maneira geral para que não haja muitos tipos e modelos diferentes distribuídos nos ambientes da sua casa.

 

Escrevendo sobre ele, me deu uma vontade imensa de trocar o meu rodapé aqui do escritório. Em duas semanas, escolhi, comprei, chegou, marquei a instalação e está prontinho! Vejam como ficou:

ANTES E DEPOIS

DEPOIS

E aí, gostaram do resultado? Eu adorei! 🙂

Beijos,
Kris Bristot.

 

krisbristot.com.br
instagram: @krisbristotarquitetura
facebook: krisbristotarquitetura

Comentários