Qual o porcelanato certo para o seu ambiente?

, , , , ,

Em nossas idas em lojas com clientes percebemos a dificuldade de entender as diferenças entre os acabamentos dos porcelanatos, isso sem contar na complicada missão de escolher as cores e texturas. Se você se encaixa nesse perfil, hoje vamos tentar esclarecer um pouco sobre o assunto e facilitar sua escolha.

Porcelanato é um produto cerâmico prensado com absorção de água menor ou igual a 0,5%. Eles têm usos variados e podem ser internos ou externos e alguns são adequados inclusive para locais de alto tráfego.

 

TIPOS DE PORCELANATO

Temos duas grandes categorias para subdividi-lo: Porcelanato técnico (ou de toda massa) e Porcelanato esmaltado.

Porcelanato Técnico: É aquele que recebe a decoração e a cor na própria massa através de corantes, não recebem esmalte na superfície e possuem alta resistência mecânica. O acabamento pode ser polido (com brilho) ou natural, onde não recebe polimento algum.

1- PORCELANATO TECNICO
Porcelanato Tecnico

Porcelanato Esmaltado: É uma massa única que recebe sua cor através da esmaltação e decoração sobre o produto finalizado. Tem efeito brilhoso, mas pode ser aplicado o esmalte acetinado que o torna fosco, ou o digital polido que recebe o esmalte com decoração digital e depois passa pelo polimento que gera um brilho natural ao produto.

2- PORCELANADO ESMALTADO
Porcelanato Esmaltado

 

TEXTURAS

Os porcelanatos reproduzem o efeito de diversos acabamentos entre eles madeira, concreto, mármores, couro, cimento queimado e cada vez mais as decorações usadas nos porcelanatos se aproximam do efeito real dos verdadeiros materiais.

3- TEXTURA QUE IMITA MADEIRA
Porcelanato com textura de madeira
3- TEXTURA QUE IMITA MARMORE
Porcelanato com textura de marmore

 

RESISTÊNCIA DOS PORCELANATOS ESMALTADOS

É bom apenas ter atenção na especificação de uso dos porcelanatos, principalmente os esmaltados, pois o esmalte aplicado possui uma resistência específica que vem pré-definida pela classificação do PEI, que vai desde o uso exclusivo em paredes ao uso em locais públicos com grande tráfego de pessoas.

classificacao-pei-porcelanatos

 

QUAL ESCOLHER DE ACORDO COM O USO

Nas residências existem algumas indicações quanto ao tipo de porcelanato mais indicado para cada espaço. Em áreas molhadas, por exemplo, deve-se evitar a utilização do porcelanato polido, pois é escorregadio. O ideal seria o uso do acetinado que é levemente poroso e mais aderente. Em áreas externas, dê preferência aos naturais pelo efeito antiderrapante. Mas cuidado na hora de escolher a cor, para que não chame a atenção para qualquer sujeira, pois não são tão fáceis de limpar.

4- PORCELANATO POLIDO
Porcelanato polido
5- PORCELANATO NATURAL AREA EXTERNA
Porcelanato natural para area externa

 

O TAMANHO IDEAL

A variação de tamanhos é muito grande, por isso sempre pense antes na paginação que melhor se encaixa no seu espaço, para depois definir o tamanho ideal das peças. Peças grandes são bonitas e dão a sensação de amplitude, porém não são indicados para espaços pequenos, já que pode ter muita perda de material, encarecendo sua obra.

6- PORCELANATO ACETINADO CONCRETO
Porcelanato acetinado concreto

 

INSTALAÇÃO

Sempre prefira as peças que tenham bordas com acabamento retificado, ou seja, são cortadas totalmente retas com o objetivo de diminuir a aparência do rejunte entre as placas, facilitando a limpeza. Devido a sua característica de absorção próxima a zero, é necessário utilizar em seu assentamento argamassas (colas) especiais, ao invés das tradicionais massas de assentamento utilizadas para cerâmicas, pedras e granitos.

7- PORCELANATO ACETINADO

 

LIMPEZA E CUIDADOS

– Utilizar vassoura de pelos ou cerdas macias para não correr o risco de arranhar.

– Sempre deve ser higienizado com sabão neutro e água ou produtos específicos fornecidos pelos fabricantes. Jamais limpe com produtos abrasivos, pois eles prejudicam o esmalte.

– Se derramar algo no piso, como vinho e café, limpe o quanto antes. Isso evita o aparecimento de manchas.

– Cuidado ao arrastar os móveis, eles podem riscar o piso.

8- PORCELANATO ACETINADO MADEIRADO

 

Atualmente temos bastante informação disponível e de fácil acesso, porém mesmo assim há muitas dúvidas na hora de definir os materiais, por isso não arrisque. Uma reforma é sempre um momento importante, pois é quando você transforma sua casa para que ela venha a ser tudo que você sempre quis, então invista da maneira correta nesse momento. Busque ajuda de um profissional competente para lhe assessorar.

O escritório Kris Birstot Arquitetura presta os mais variados tipos de serviços, desde consultoria básica para, por exemplo, escolher os melhores materiais para sua reforma, até o projeto completo com acompanhamento integral da obra.

Entre em contato conosco, nós podemos otimizar a sua reforma!

 

Esperamos você aqui!
Equipe Kris Bristot

krisbristot.com.br
Tel (48) 3028-0642
Cel/ Whatsapp: (48)8818-3382
instagram: @krisbristotarquitetura
facebook.com/krisbristotarquitetura

Comentários