Iluminação

, ,

Que tipo de iluminação usar em cada ambiente?

Sabemos que um bom projeto de iluminação valoriza e muito um projeto de interiores. Os efeitos provocados pelas luminárias contam muitos pontos positivos na decoração. Mas as estrelas principais de um projeto luminotécnico são as lâmpadas. A escolha correta é o primeiro passo na busca do conforto tão desejado.

Para escolher o tipo de iluminação, é importante fazer um estudo dos ambientes e a sua funcionalidade. Isso é o que nós, arquitetas, buscamos na execução de um projeto.

Para vocês leitores, fizemos um resuminho para ajudá-los nessa escolha que muitas vezes é motivo de dor de cabeça.

Nossa sugestão é simples:

Os quartos e salas são ambientes onde conforto e bem estar são os elementos mais importantes. Por isso sugerimos que lâmpadas brancas sejam evitadas. Elas são frias e pouco aconchegantes. A alternativa para economizar energia é usar as lâmpadas fluorescentes amarelas.

Já nos banheiros, cozinhas e escritórios, indicamos que sejam utilizadas as lâmpadas brancas que são próprias para esses ambientes de serviço e melhor visualização dos objetos.

Se a intenção for dar destaque a algum objeto dentro do apartamento uma alternativa é a iluminação pontual. Ela valoriza e destaca a cor dos objetos, sem contar no charme que a peça representa.

Abajures também ajudam a criar um clima aconchegante e intimista. O ideal é que fiquem na cabeceira da cama e laterais do sofá.

Abaixo alguns de nossos projetos onde a iluminação fala mais que mil palavras.

 

 

Beijos.

Comentários