Cortinas: conheça os diferentes tipos

, , , , , ,

Há algum tempo quando se falava em cortina se pensava somente em grandes painéis de tecido encorpado e pesado. Hoje, com os novos hábitos de cortinas, já imaginamos tecidos leves e fluídos. Essa mudança se deu principalmente pelo tamanho dos imóveis, onde cada vez menores e mais compactos, pedem algo leve que não sobrecarregue o espaço.

As cortinas são elementos decorativos e funcionais. São usadas para proteger o espaço interno do excesso de luminosidade, criando assim uma atmosfera mais aconchegante e acolhedora, além de servirem como barreiras visuais, dando maior privacidade aos moradores. Utilizando-a de forma correta ela pode vir a ter um papel decorativo importante em um ambiente. Vamos conhecer um pouco mais alguns tipos de cortina.

Cortina Tradicional: feita em tecido, geralmente vai até o chão dando um toque especial no ambiente, mas não há uma regra, cada caso exige tamanhos específicos.  Esse modelo de cortina geralmente é feito com uma sobreposição de tecidos, dependendo do uso pode bloquear totalmente a luz externa, ou deixar passar em pequenas quantidades. Existem muitas opções de tecido para serem utilizados, desde os tradicionais voal e o algodão, até tecidos em seda e linho que dão um ar mais requintado. Se a luminosidade entrar em excesso no ambiente, e isso for um problema, pode-se usar uma composição com blackout que bloqueia toda luminosidade sem perder o charme da cortina, perfeito para serem utilizadas em salas de Home Theater.

01 - Tradicional 001
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Tradicional Longa
01 - Tradicional 004
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Tradicional Media
01 - Tradicional 005
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Tradicional Longa
01 - Tradicional 007
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Tradicional Longa

 

Cortina Rolô: é um dos modelos mais utilizados, ela tem um sistema simples que se enrola e fica escondido no cortineiro ou atrás de uma cortina tradicional em tecido. Ela é clean e moderna por isso combina com diferentes estilos, pode ser feita em tecido mais leve que permita a passagem de luz, mas também é muito utilizada com blackout em salas de TV.  Há um novo sistema de cortina rolo chamado de Double Vision são faixas com tramas fechada e telada intercaladas proporcionando privacidade total ou parcial à medida que a cortina é acionada; também é possível seu recolhimento total. Surpreende pelo efeito que o tecido sobreposto produz.

 

02 - Rolo 001
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Rolo
02 - Rolo Double Vision 002
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Rolo Double Vision

Cortina Rolô tela solar: durante o dia, bloqueia a visão de fora para dentro. À noite, com as luzes do ambiente acesas, permite a visão parcial do interior. As Telas Solares garantem a luminosidade do ambiente, enquanto protegem dos Raios UV.

 

03 - Rolo tela solar 001
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Rolo tela solar
03 - Rolo tela solar 002
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Rolo tela solar

 

Persianas: são lâminas presas por um fio que giram horizontal ou verticalmente, são boas para controlar a visibilidade do exterior e o excesso de claridade, porém não vedam totalmente a luz. São mais comuns em alumínio e madeira.

04 - Persiana 001
Imagem Referencial – Persiana
04 - Persiana 002
Imagem Referencial – Persiana
04 - Persiana 003
Imagem Referencial – Persiana
04 - Persiana 004
Imagem Referencial – Persiana

 

Cortina Romana: são cortinas com fechamento vertical, geralmente estruturada com varetas o que permite que o fechamento dê um efeito especial com aparência de gomos. Pode ser produzida nos mais diversos tecidos, desde os mais encorpados até alguns mais finos e translúcidos, podendo também fazer uso do blackout para o bloqueio total da luz.

05 - Romana 001
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Romana
05 - Romana 002
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Romana
05 - Romana 003
Kris Bristot Arquitetura – Cortina Romana

 

Cortina Plissada: tem formato simples e elegante, sistema de fechamento semelhante ao da persiana tradicional, porém é feita de tecido e não possui vãos intermediários. Podem-se usar tecidos semitransparentes que permitem ver através dele, tecidos translúcidos que passam apenas parte da claridade ou blackout para fechamento total. São bastante utilizadas dentro de vãos, para o uso nesses casos existe um modelo interessante chamado Plissada Duofold também conhecida como TopDown/BottomUp, com um sistema de cordas composto de dois comandos independentes, movimenta-se a cortina debaixo para cima e vice-versa.

06 - Plissada 001
Imagem Referencial – Cortina Plissada
06 - Plissada Duofold 002
Imagem Referencial – Cortina Plissada

 

Todos os modelos citados acima ficam com ótimo acabamento quando embutidas em um cortineiro de gesso, mas quando o local não possuir gesso uma boa opção é o cortineiro em MDF que esconde os trilhos da cortina deixando o ambiente mais clean. O uso de cortina com varão combina muito bem com estilos mais despojados e por serem mais em conta são muito utilizadas em casa de praia por exemplo.

07 - Cortineiro
Kris Bristot Arquitetura – Cortina em Cortineiro de Gesso
07 - MDF
Kris Bristot Arquitetura – Cortina em Cortineiro de MDF
 
07 - Varao
Kris Bristot Arquitetura – Cortina com varao

 

E você, prefere qual tipo de cortina? Compartilhe conosco o seu ambiente.

Beijos,
Kris Bristot.

krisbristot.com.br
instagram: @krisbristotarquitetura
facebook: krisbristotarquitetura

Comentários