Sacadas, Varandas e Terraços

, , , , , ,

As pessoas buscam, cada vez mais, fugir do estresse do dia a dia. Uma das formas encontradas para quem vive em grandes cidades é transformar um cantinho da casa em um pequeno refúgio, seja para ler, tomar um vinho, conversar com amigos ou apenas relaxar. Geralmente, o espaço escolhido é a sacada, varanda ou terraço.

Varanda é a parte coberta no térreo de uma casa, geralmente na porta de entrada ou nos fundos com a churrasqueira.

VARANDA GOURMET

Sacada em casas ou apartamentos são como um anexo do imóvel, voltada para o exterior com cobertura.

DSC_5290
Kris Bristot Arquitetura

Terraço é a parte descoberta no alto de uma casa ou prédio e são descobertas.

TERRAÇO

As decorações destes espaços variam muito conforme o gosto dos moradores, mas geralmente é uma sequência do estilo do ambiente mais próximo, podendo ganhar detalhes mais rústicos que a tornam aconchegantes.

Por menor que seja o espaço pode-se decorá-lo de forma que fique especial, com estilo e elegância, mas é importante saber o uso que se quer dar ao ambiente. Para quem gosta de plantas, uma ótima opção é ter um pequeno jardim com diferentes espécies plantadas em vasos ou canteiros, quando possível, e até uma pequena horta para os temperos preferidos, outra opção muito utilizada para os pequenos espaços são as paredes verdes, vasos suspensos em treliças ou na própria alvenaria, criando um cantinho verde sem perder muito espaço.

DSC_1268
Kris Bristot Arquitetura

DSC_1270
Kris Bristot Arquitetura

Já quem gosta de receber amigos, família e precisa de um espaço extra para acomodar os convidados acaba transformando o espaço em estar. Quando o local é equipado com churrasqueira o legal é transformá-lo em um espaço gourmet, para que se possa cozinhar para os amigos em um espaço integrado e aconchegante.

DSC_5223
Kris Bristot Arquitetura

ESPAÇO GOURMET

Cuidado na hora de escolher o mobiliário! Alguns podem estar expostos à chuva e a incidência direta de sol, nesse caso é muito importante que os móveis sejam resistentes às intempéries, os tecidos impermeáveis e madeira com tratamento. Além da atenção no tipo de acabamentos é essencial saber dimensionar corretamente o local, utilizando móveis proporcionais ao espaço. Para espaços pequenos dê preferência a móveis multifuncionais, como pequenos bancos de madeira ou Garden Seat (que falamos no post clicando aqui: http://krisbristot.com.br/garden-seat/) que além de servirem de banco também podem ser utilizados como apoio para taças e aperitivos.

DSC_5249
Kris Bristot Arquitetura

SACADA

O piso também pode fazer toda diferença e agregar um charme especial. Neste tipo de ambiente, as cerâmicas imitando madeira ficam ótimas, mas, se já existe outro revestimento e você não gostaria de fazer obra, uma boa opção é cobrir com deck, ou até uma composição de materiais, como cerâmica com módulos de madeira e pedriscos.

SACADA 02

SACADA 03

Lareiras portáteis ou lanternas com velas dão ar romântico e são práticas, pois podem ser facilmente movimentadas. Assim como outros itens de decoração que aos poucos vão transformando o lugar e deixando-o com a sua cara.

Vamos harmonizar o seu ambiente com leveza e elegancia?

Beijos,
Kris Bristot.

krisbristot.com.br
instagram: @krisbristotarquitetura
facebook: krisbristotarquitetura

Comentários