O charme que as arandelas podem dar a sua casa

, , , , ,

 

Bom dia queridos leitores,

As arandelas são luminárias instaladas na parede.

Elas sempre foram muito utilizadas nas áreas externas, em muros e paredes, por não terem cobertura para instalação de luminárias de teto. Atualmente, têm se tornado um importante elemento para a criação de cenas com efeitos de luz, trazendo esse elemento para o interior dos ambientes.

Existem muitos modelos para combinar com qualquer decoração, mas é preciso ter cuidado com os mais rebuscados, para que não sobrecarregue o local.

ILUMINANDO COM ARANDELAS

São diversos modelos que formam diferentes desenhos com a luz, mas as arandelas têm basicamente dois tipos de iluminação.

Iluminação focal: quando o efeito é mais marcado dando maior efeito de luz e sombra.

05

Iluminação difusa: geralmente é utilizado um difusor, pode ser acrílico, tecido, ou qualquer outro material que deixe passar a luz. A luz difusa tende a se espalhar e não provoca sombras fortes, demarcadas. Trata-se de uma luz mais confortável.

01

QUAL MODELO ESCOLHER?

São dois os principais itens a se prestar atenção na hora de escolher um modelo de arandela: o estilo, para que possa combinar com a decoração do local; e a iluminação que será gerada, para que fique dentro das expectativas devido ao uso que será dado ao ambiente.

Estilo: se não quiser errar na hora de optar por um estilo de arandela, fique com as quadradas e retangulares, retas, simples, combinam com tudo sem brigar com a decoração. Se a sua intenção é inovar e buscar algo diferenciado tenha o cuidado de verificar se o modelo que você gostou realmente cai bem com o seu espaço e outros ornamentos.

07 08

Iluminação: a prioridade de uma arandela não deve ser de iluminar um ambiente, ela é usada para criar efeitos de luz ou para iluminar um determinado setor do cômodo e quadros. Os modelos com iluminação focal são ótimos para criar cenas, utilizando a luz como decoração, podendo ser usada para dar destaque a uma parede, por exemplo. Quando se pretende iluminar um pouco mais é indicado o uso de arandelas com luz difusa, em jardins, cabeceira da cama, etc.

ONDE UTILIZAR?

Área externa e fachadas: geralmente opta-se por modelos que iluminem mais, por serem áreas onde não se têm muitas outras opções de iluminação. Pode ser uma iluminação difusa ou focos mais abertos que utilizem lâmpadas mais fortes.

02 04

Cabeceira da cama: a iluminação ideal seria a difusa, que consegue iluminar sem agredir os olhos de quem está deitado, bom para uma leitura antes de dormir.

09

Lavabos e Banheiros: arandelas com luz difusa são ideais para quem quer se barbear ou se maquiar no espelho do banheiro pois ela não provoca muitas sombras, sendo importante também para não ofuscar quem está utilizando.

10

Decorativas: usadas em painéis, paredes a serem destacadas, geralmente tem fachos bem desenhados, são utilizadas para dar efeito de luz.

11 03

Arandelas são lindas, mas precisam conversar com o conjunto no qual elas estão inseridas, pra isso precisamos de um projeto luminotécnico bem pensado, ou seja, fazer com que as luminárias escolhidas para um determinado layout tenham harmonia entre si, que é normalmente o papel do arquiteto e fazemos muito aqui no escritório. Toda a escolha passa antes por um longo processo de projeto. Traga seu imóvel para que possamos transformá-lo na casa dos seus sonhos.

Esperamos você aqui!

Equipe Kris Bristot

krisbristot.com.br

Tel (48) 3028-0642

Cel/ Whatsapp: (48)8818-3382

instagram: @krisbristotarquitetura

facebook.com/krisbristotarquitetura

 

Comentários