COR PARA DELIMITAR OS ESPAÇOS

, , , ,

Bom dia queridos leitores! Ambientes integrados e casas fluidas estão agradando cada vez mais as pessoas de todos os gostos. Porém uma problemática recorrente é: como delimitar estes espaços integrados? Uma das alternativas, que é o tema do nosso post de hoje, pode te ajudar: Delimitar utilizando A COR. Este recurso ajuda a criar ambientes diferenciados e cheios de personalidade.

Dica 01: Deve-se ter o cuidado para utilizar a cor a seu favor, pois em alguns casos esta solução pode criar sensações de diminuir/aumentar o ambiente.

 

Dica 02: Controle o uso das cores: Sabe-se que os diferentes tons, causam diferentes impactos no usuário, podendo proporcionar desde tranquilidade até irritação. Então, é essencial utilizar a cor na concepção do projeto, para trazer as características e sensações desejadas.

 

Como neste ambiente acima, que as cores utilizadas deixaram o ambiente mais vivo e energético, por conta do uso de cores quentes e tons fortes.

Dica 03: Distribuindo as cores pelos espaços: A cor bem utilizada pode fazer o papel de uma parede ou divisória, demarcando usos e espaços diferentes em um ambiente integrado. Então, as cores devem ser bem distribuídas de acordo com os usos e impactos desejados, podendo buscar trazer atenção a algum objeto ou móvel, ou apenas criar espaços distintos.

 

Neste caso a cor foi utilizada para diferenciar o espaço da cozinha da sala de jantar, deixando os ambientes integrados, porém separando seus usos e atividades.

 

 

Espaços para home-office separado por cor: Nestes locais, o ambiente reserva um espaço destinado para estudo/ escritório, integrado com outros ambientes. Nestes ambientes, foram utilizadas cores diferentes na parede onde se encontra a bancada de estudo, para demarcar este espaço com uma função diferente.

 

Cores que acompanham o uso de pisos diferentes:  Neste espaço, a utilização de dois pisos e cores diferentes, separam os ambientes mesmo sem a presença de paredes. Sendo para separar um home-office do closet e do restante do quarto.

 

Teto colorido: A cor para delimitar os ambientes também pode estar presente no forro, laje ou rebaixo de gesso, delimitando o espaço que recebe um uso ou função diferente dos demais a qual ele está integrado. Em um dos ambientes posto como exemplo, foi utilizada uma sanca com um desenho diferenciado, trazendo mais personalidade ao ambiente. Já no outro exemplo foi utilizada apenas uma cor diferente que chamasse atenção pra aquele espaço.  

 

Projeto Kris Bristot Arquitetura
Projeto Kris Bristot Arquitetura

Separando o espaço da sala de jantar dos demais ambientes integrados: Neste projeto do nosso escritório, dado como o primeiro exemplo, foi utilizado um papel de parede com tons claros, para demarcar o ambiente da sala de jantar, por estar integrada com a sala, buscando destacá-lo e marcar os diferentes usos em um mesmo ambiente.

 

Projeto Kris Bristot Arquitetura

Neste outro projeto do nosso escritório, foi utilizado um revestimento em auto relevo na cor branca, para demarcar este espaço, pois as demais paredes do ambiente eram em tons um pouco mais escuros. Assim, este revestimento com cor diferente, separou o espaço da sala jantar que é integrada com a sala de estar.

 

Projeto Kris Bristot Arquitetura

Demarcando usos com cores diferentes nos móveis: Em um ambiente que integra sala de estar, sala de jantar e cozinha, projetado por nosso escritório, buscou-se demarcar o espaço separado para a cozinha, sem a utilização de divisórias ou paredes. A utilização de uma cor diferente nestes móveis cumpriu esta função de delimitar estes diferentes usos, tornando o espaço de “serviço” diferente e separado do espaço social e de estar.

 

Vamos repaginar a sua casa também? Conte conosco. Vamos adorar poder fazer parte dessa transformação com vocês!

 

Beijos,

Equipe Kris Bristot

krisbristot.com.br

Tel (48) 3028-0642

Cel/ Whatsapp: (48) 98818-3382

instagram: @krisbristotarquitetura

facebook.com/krisbristotarquitetura

 

Comentários