Como transformar um ambiente mudando apenas a cor das paredes?

, , , , , , ,

Muitos clientes procuram o escritório com o desejo de mudança, mas junto com ele vem a insegurança e muitas dúvidas. Desde uma super-reforma até uma simples renovação na decoração de um espaço pode gerar uma dor de cabeça para quem não está acostumado a lidar com isso. Hoje vamos falar sobre um assunto bem cotidiano e que pode fazer toda a diferença e dar um 'Up' na sua casa: A Tinta!

FOTO 01 FOTO 02

Escolher a tinta que irá utilizar em cada cômodo não é difícil, porém precisa-se atentar a alguns detalhes importantes, como saber a diferença entre as tintas, se ela serve para interior, exterior, se é tinta plástica, esmalte, qual acabamento mais indicado para o lugar que você quer pintar, etc.

Antes de comprar a tinta, veja se ela é para parede, metais, madeira, chão ou superfícies especiais, este já é um começo para não errar na hora da escolha.

E qual variação de brilho escolher? Semibrilho, fosca ou acetinada?

O que diferencia uma da outra são o volume e a concentração de pigmentos nas tintas. Esta escolha, além de uma questão de gosto, pode ser uma opção de praticidade.

FOTO 03 FOTO 04

1 – QUANTO AO ACABAMENTO

O acabamento mais perfeito é feito pelas tintas semibrilho, por apresentar mais resina que as outras. As acetinadas mostram um pouco menos de brilho. E as foscas não mostram brilho algum. Porém, isso não interfere na qualidade de nenhuma delas.

As tintas semibrilho são utilizadas em superfícies internas e externas, contudo, como o seu brilho é mais intenso, as imperfeições podem ser mais visíveis quando comparado ao acetinado que isso ocorre em menor escala e ao fosco que quase não se percebe a imperfeição.

FOTO 05 FOTO 06

2 – DURABILIDADE E LIMPEZA

Quanto à lavagem, as tintas acetinadas são as mais resistentes, por possuírem a resina da semibrilho e agentes fosqueantes da fosca, sem afetar a qualidade. Na tinta fosca, alguns problemas de polimento podem ocorrer na tentativa de limpeza, quando algum objeto atritar contra a parede, pois o local ganhará um brilho que a tinta naturalmente não apresenta.

FOTO 07 FOTO 08

Agora que já sabemos qual caminho seguir para a compra da tinta, vamos à pintura da casa!

Antes de começar a pintar, é preciso escolher a marca da tinta, a cor predominante e o efeito que se deseja dar às paredes, com isso, começamos a pensar nos estímulos e sensações que desejamos ao nosso lar.

FOTO 09 FOTO 10

3 – ESCOLHENDO A COR

A dúvida na escolha da cor é super comum, principalmente pela quantidade de gamas de cores oferecidas nos catálogos das marcas, por isso o mais recomendado é começar pela cor principal que a casa terá, como tons pasteis, marrons bem claros ou gelo. E logo após, ver outra cor, um pouco (ou muito, se preferir) mais chamativa para ousar em alguma parede. A combinação da parede em destaque com alguns detalhes dos móveis, tecidos ou decorações também é muito válido, para inovar e deixar o ambiente mais moderno.

Na escolha da cor, é fundamental conhecer o significado que ela possui e qual efeito a combinação de cores pode dar.

O divertido não é que cada parede tenha uma cor vibrante diferente, a idéia é transformar uma ou duas paredes, contrastando com as outras paredes neutras. Pode-se fazer listras, texturas, metade da parede, é só criar e pintar!

FOTO 11 FOTO 12

4 – ESTÍMULO E SENSAÇÕES PROVOCADOS PELAS CORES

Alongar: Em um ambiente quadrado, pintar duas paredes (uma de frente para a outra) de um tom mais escuro.

Ampliar: Usar cores claras. O ambiente ganha amplitude, parecendo ser maior do que ele é.

Ideia de higiene: É interessante optar por cores claras, mas não necessariamente neutras, só não vale pintar em tons escuros.

Disfarçar objetos: Caso alguma decoração não esteja mais agradando, disfarce-o usando uma pintura da mesma cor. Se a proposta for o contrário, então a cor da parede deve contrastar com o elemento da decoração.

Diminuir: No ambiente amplo que se deseja diminuir a sensação, é interessante optar por cores escuras ou papeis de parede bem estampados.

Encurtar: Se a intenção é encurtar um ambiente comprido, a dica é pintar as duas paredes menores de tons escuros.

Tranquilidade: Cores frias como azul, verde, lilás são aliadas no desejo de transmitir tranquilidade, descanso e paz dentro do ambiente.

Energia: Cores vibrantes e fortes, o ambiente fica energizado, que pode aumentar e estimular a alegria dos moradores.

FOTO 13 FOTO 14

Se ainda assim não souber qual cor de tinta escolher, experimente usar os simuladores online oferecidos pelas principais marcas de tinta. Se precisar de ajuda e opiniões trabalhamos com consultorias, idas em lojas para a escolha correta, mão de obra para indicar, etc.

Boa sorte e mãos à obra!

Mais algumas fotos para nos inspirar…

FOTO 15 FOTO 16 FOTO 17 FOTO 18 FOTO 19 FOTO 20 FOTO 21 FOTO 22 FOTO 23 FOTO 24 FOTO 25

 

Beijos,

Equipe Kris Bristot Arquitetura

krisbristot.com.br
facebook: krisbristotarquitetura
instagram: @krisbristotarquitetura

Comentários