5 dicas para distribuir quadros na parede

BOM DIA!!!

Segunda-feira ensolarada aqui em Floripa e começamos essa semana com a dúvida de uma de nossas clientes: "Como distribuir os quadros na minha parede?"

Os quadros são elementos decorativos que auxiliam o ambiente a tornar-se confortável visualmente, sejam pinturas, fotografias, gravuras, ou desenhos. Eles proporcionam ao ambiente identidade e estilo.

Como esta é uma dúvida bastante frequente, resolvi elencar 5 dicas importantes na hora de dispôr os seus quadros na parede:

1) ALTURA E DISTÂNCIA

A distância do quadro deve ser de aproximadamente 25cm acima do móvel e o seu eixo deve ficar na altura dos olhos, aproximadamente 1,60m ou 1,70m, evitando que o observador tenha de levantar ou abaixar a cabeça para visualizá-lo. Caso o pé direito (altura entre chão e teto) seja muito alto, eles podem ficar um pouco mais altos. Uma referência interessante é também a vista das portas. Os quadros não devem estar à cima dela.

2) PROPORÇÃO

Se for criar uma parede apenas com fotografias, poderá utilizar molduras com tamanhos diferenciados. O ideal é que quadros maiores sejam usados em paredes maiores e que sejam vistos de longe, para que o observador tenha uma visão geral do seu desenho. Já os menores podem ser colocados em locais que permitam a aproximação para que seus detalhes possam ser examinados. Para uma parede grande é interessante também fazer uma composição de quadros pequenos, onde juntos eles formem um único desenho.

3) ALINHAMENTO

Para estarem na mesma parede, os quadros não têm necessariamente que ser do mesmo tamanho. Ele pode ser alinhado formando por fora um grande quadrado, mas por dentro, serem de diversos tamanhos diferentes. Pode ser alinhado apenas na parte inferior, superior ou ter um centro em comum. O ideal é que se adote um mesmo referencial na hora da composição deles na parede.

31-distrib-quadros

4) MOBILIÁRIO

Caso exista um elemento marcante no ambiente, como uma mesa de jantar ou um sofá imponente e você deseja pendurar um quadro grande, centralize-o baseado no elemento, pois caso contrário, terá dois pontos de destaque concorrendo em um mesmo ambiente, o que poderá gerar uma sensação estranha.

5) ILUMINAÇÃO

É importante saber o destaque que você deseja para o quadro. Uma alternativa muito útil quando se quer destacar a imagem ou obra de arte é o uso de pontos de luz direcionados para eles, pois causam um efeito visual super agradável. Podem ser pontos de luz vindos de arandelas na parede, do forro de gesso ou agrupados em trilhos no teto.
* Lembrando que existe uma infinidade de tipos de luminária e iluminação para todos os casos. Eu resumi com a dica que acredito ser importante.

Alguns outros detalhes interessantes que acho legal nos atentarmos, são:

– Fotos costumam ser mais interessantes quando separadas por assunto e ficam melhores em áreas íntimas como quartos, corredores ou espaços de passagem;
– Muitos quadros na parede podem poluir visualmente o ambiente, da mesma maneira, a ausência deles pode causar um sensação de vazio;
– Em alguns ambientes mais sóbrios e monocromáticos, quadros coloridos podem dar um ar jovial e moderno;

– Para colocar os quadros na parede, uma dica legal é recortar papeis nos tamanhos e formas dos quadros e colar na parede, para que você decida qual a melhor composição para a sua parede antes de furá-la.

papeis

 

Vamos dividir com vocês algumas  fotos de projetos aqui do escritório, junto com algumas referências da internet que adoramos!!!

001 003 005

007

08

009  apto_brava-33 apto_brava-36 DSC_1245 DSC_1252 DSC_1304 DSC_4895 DSC_5074 DSC_5097 DSC_5143 DSC_5305 DSC_5351

 

Agora é escolher os seus quadros e mãos à obra!

Beijos carinho,

Kris Bristot.

 

Para ver mais fotos, entre no portfólio do nosso site:

www.krisbristot.com.br
instagram: @krisbristotarquitetura

facebook: krisbristotarquitetura

Comentários