4 dicas para separar ambientes sem a construção de paredes

, , , , , , , ,

No final do ano passado (2014), um cliente com imóvel amplo e áreas de cozinha e sala totalmente integrados, nos procurou para solucionar o problema dele. No uso diário da família, não estava prática a integração total, mas ao mesmo tempo não era uma opção construir paredes e fechar totalmente: O que fazer?

Depois de conversas e estudos optou-se por um painel que fecharia parcialmente a passagem, diminuindo o contato visual, onde se projetou no lado social nichos para decoração e voltado para cozinha espaço para chaves, quadro de receitas e itens usados diariamente, agradando os clientes, seus familiares e amigos.

A grande tendência é que os imóveis diminuam seu tamanho. Então, para otimizar os pequenos espaços, a melhor solução encontrada é a integração. Mas o que fazer quando se quer separar ou setorizar ambientes, porém não podemos perder um precioso espaço com paredes?

Nesse post vamos dar quatro dicas e boas referências de como separá-los de forma criativa e funcional, afinal, em alguns momentos você prefere tudo integrado, e em outros, a separação se torna muito importante.

1- BIOMBOS

Quando falamos em biombos, podem nos vir a lembrança daqueles utilizados na casa do avós, porém a variedade é muito maior e as possibilidades são inúmeras. Os materiais e os desenhos usados são modernos e muitas vezes divertidos, tem para todos os estilos basta procurar.

Os biombos são muitas vezes em materiais vazados, setorizando ambientes sem perder contato visual, mas cada um tem uma necessidade diferente, é sempre bom consultar um profissional para ter as melhores dicas para o seu espaço.

1- Biombo 01
Biombo
1- Biombo 02
Biombo
1- Biombo 03
Biombo
1- Biombo 04
Biombo
1- Biombo 05
Biombo

 

2- PAINÉIS

O uso de painéis também é bastante utilizado. Eles podem ser vazados, fixos ou móveis. Os vazados permitem o contato visual, porém demarca bem a separação de ambientes. Fixos fechados, funcionam como paredes falsas que podem ter a função dela, como decorar com quadros, suporte para TV e muito mais. Já os painéis móveis podem integrar ou separar os ambientes, eles podem ser de correr, onde a opção é integrar totalmente ou painéis pivotantes, que apenas permitem ou não o contato visual.

2- Painel de correr 01
Painel de Correr
2- Painel de correr 02
Painel de Correr
2- Painel de correr 03
Painel de Correr
2- Painel fixo 01
Painel Fixo
2- Painel fixo 02
Painel Fixo
2- Painel Fixo 03
Painel Fixo
2- Painel pivotante 01
Painel Pivotante
2- Painel pivotante 02
Painel Pivotante
2- Painel Pivotante 03
Painel Pivotante
2- Painel vazado 01
Painel Vazado
2- Painel vazado 02
Painel Vazado
2- Painel vazado 03
Painel Vazado
2- painel vazado 04
Painel Vazado

 

3- MOBILIÁRIO

Uma das formas de dividir e aproveitar ao mesmo tempo um espaço é a utilização de móveis. A separação pode ser feita por estantes de livro, móvel para TV, aparador, e tudo depende apenas da disponibilidade de espaço para que funcione bem.

 

3- Movel 01 - Aparador
Mobiliario: Aparador
3- Movel 02 - estante
Mobiliario: Estante
3- Movel 03 - estante
Mobiliario: Estante
3- Movel 04 - TV
Mobiliario: Estante TV
3- Movel 05 - estante
Mobiliario: Estante
3- Movel 06 - estante
Mobiliario: Estante (Referencia do site http://www.multarte.com.br/decoracao-de-apartamentos-pequenos/ )

 

4- CORTINAS

Além de bloqueio visual, ela pode dar um efeito muito interessante. As mais usadas para separação de ambientes são a de tecido, mas há um lançamento no mercado à base de poliéster que tem formas geométricas e cores variadas, que provocam sensações e efeitos luminosos.

4- Cortinas 01 - Parametre
Cortinas Parametre
4- Cortinas 02 - Parametre
Cortinas Parametre
4- Cortinas 03 - Parametre
Cortinas Parametre
4- Cortinas 04 - Tecido
Cortinas Tecido
4- Cortinas 05 - Tecido
Cortinas Tecido
4- Cortinas 06 - Tecido
Cortinas Tecido

 

Basta usar a criatividade para escolher a sua entre as inúmeras possibilidades. Com certeza alguma se encaixa em sua casa!

Trabalhamos diariamente com as mais diversas soluções, para isso é importante um estudo correto de cada espaço. Se você se identificou com este post entre em contato que podemos ajudar a resolver seu problema.

Beijos,
Kris Bristot.

krisbristot.com.br

Tel (48) 3028-0642

Cel e Whatsapp: (48)8818-3382

instagram: @krisbristotarquitetura

facebook: krisbristotarquitetura

Comentários