3 dicas essenciais para montar a sua horta em vasos

Alguns de nossos clientes no decorrer de seus projetos nos fazem um pedido especial: desejo de ter uma pequena horta em casa. Porém, a maioria pensa que não será possível e já nos avisam: se não der não tem problema! E eu pergunto: Por quê não daria certo?
Mesmo nos imóveis que cada vez encolhem mais, temos sim possibilidades de criar um cantinho especial para os temperos do dia a dia, que além de praticidade e saúde, ainda decoram e trazem vida ao ambiente.
Te daremos 03 dicas para você começar a sonhar com o seu espaço e quem sabe botar a mão na massa? (Ou seria terra? rs)

1- Condições do local
O primeiro passo e o mais importante é saber qual espécie é a mais indicada para o seu espaço, para isso, é preciso conhecer um pouquinho de cada uma. As principais necessidades das plantas são os nutrientes que provém da terra, água e banho de sol. Mas cada espécie pode precisar de mais ou menos de cada um desses itens, por isso é preciso uma análise prévia do espaço para implantar um jardim ou horta com as plantas corretas para cada ambiente.
010

2- Plantas para vasos
Quando usamos um pequeno espaço para a criação de uma horta, por exemplo, o mais fácil é que sejam usados vasos para abrigar as plantinhas. Porém, esse é um limitador de espaço e não terá o mesmo efeito de plantar diretamente em canteiros, por isso é importante que as espécies tenham raízes curtas, caso contrário não se adaptarão em vasos. Temperos em geral podem ser plantados em vasos, já as hortaliças precisam de uma atenção maior, pois algumas possuem raízes longas, o que é um fator contrário ao cultivo nessas condições. Nesse caso, dê preferência, por exemplo, ao alface, alecrim, manjericão, etc. Vale a pena pesquisar muito antes de escolher.
001

3- Como preparar o vaso
É muito importante a forma com que se prepara o vaso para receber a planta. Não basta apenas colocar terra. Então vamos aprender um pouquinho as etapas: Escolha o vaso para fazer o plantio, no fundo coloque aproximadamente um dedo de argila expandida, ela será responsável pela drenagem da planta, depois disso preencha o vaso até a metade com terra previamente preparada com material orgânico próprio para a planta, em seguida plante as mudas e acabe de preencher o vaso com terra até cobrir totalmente as raízes, para finalizar é importante cobrir a terra com folhas secas ou capim, ele ajuda a manter a umidade e com o tempo vai se decompor formando mais material orgânico para nutrir os temperos.
002

Para pequenos ambientes a criatividade é fundamental. É preciso sempre fazer uma analise detalhada do espaço, para que não atrapalhe no uso do dia a dia. Venha até o escritório para que possamos estudar e propor a melhor ideia para o seu ambiente.
Gostou das dicas? Veja mais inspirações abaixo:
003

005

006

007 - Bia e Tiago

008

009

004

Beijos,
Equipe Kris Bristot
krisbristot.com.br
Tel (48) 3028-0642
Cel e Whatsapp: (48)8818-3382
instagram: @krisbristotarquitetura
facebook.com/krisbristotarquitetura

Comentários