04 dicas que você precisa saber na hora de trocar as cortinas

, , , , ,

Olá! Em todos os nossos projetos aqui do escritório usamos cortinas e não é raro também que nossos clientes tenham muitas dúvidas como: Curta ou longa? Clara ou escura? Portanto, resolvemos falar hoje um pouquinho mais sobre esse assunto que dá muito pano pra manga.

Então vamos lá:

1- Comprimento:

A dimensão da cortina é algo muito pessoal, entretanto a dica é que tem muito haver com o ambiente no qual será utilizada. Em salas de estar e jantar, que normalmente são espaços mais elegantes, o ideal é que se utilizem cortinas que vão até o chão, que garantem não só a nobreza do local como também alongam o pé direito dando sensação de amplitude ao mesmo. Esse tamanho também pode ser utilizado em quartos. Já nas cozinhas o tamanho ideal é mesmo o curto, por causa dos balcões e armários e também pela gordura existente nesse ambiente.

Figura 03

Figura 06

Figura 04 - Projeto Kris
Projeto Kris Bristot Arquitetura

2- Medidas gerais:

É indispensável medir muito bem a janela antes de comprar a cortina, o ideal é que ela tenha aproximadamente 20cm de tecido a mais para cada lado da janela, para que não fique muito esticada comprometendo a beleza da mesma. Nos modelos longos, nunca utilize mais que 4 cm arrastando no chão. Pois esse é o limite para que ela não acumule poeira e não dificulte a circulação do local.

Figura 02 - Projeto Kris
Projeto Kris Bristot Arquitetura

3- Varão/ Cortineiro:

O varão pode ser um grande aliado na hora de instalar a cortina, o local ideal para a colocação dele vai depender da altura de sua parede. Se esta for baixa a instalação do varão deve ser feita o mais próximo possível do teto e se ela for alta, acima de 2,70m, instale no ponto mediano entre a janela e o teto. Além de em momento algum se esquecer de que o varão é o acabamento da cortina e por isso deverá ser escolhido para compor com o ambiente e sempre trabalhar trazendo charme e elegância para cortina.

Já o cortineiro de gesso é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço. E não é para menos, visto que ele é uma ótima opção para manter o equilíbrio na decoração. O cortineiro é feito através de um vão no rebaixamento de gesso, que fica escondidinho, dando a impressão de que a cortina sai de dentro do forro. Os cortineiros geram ambientes modernos e com um ótimo acabamento.

Quanto às dimensões, a profundidade ideal da peça é de aproximadamente 15cm à 20cm e a mesma medida pode ser considerada para o afastamento da parede. Nas laterais da cortina, pode-se deixar de 10 a 20cm para o encaixe do trilho.

Figura 08

Figura 09
Projeto Kris Bristot Arquitetura

Figura 10
Projeto Kris Bristot Arquitetura

4- Tecido:

O tecido ideal vai depender da intenção e do estilo de decoração do ambiente. Por exemplo, se o objetivo não for apenas decorativo, mas também de bloquear a incidência de luz no ambiente, como em quartos e salas de TV, utiliza-se mais de uma camada de tecido como o conhecido black-out. Elas devem ficar por trás da cortina principal e apesar da maioria destas serem feitas de tecidos mais grossos já encontra-se no mercado algumas opções com tecido mais leve. Outro elemento que merece cautela é a cor do tecido: se a intenção é não comprometer a decoração de todo o ambiente, prefira cores neutras de tecidos; já para um ambiente mais personalizado, o ideal é pensar na composição dos tecidos, combinados com tecidos dos sofás, poltronas e tapetes.

Figura 01

Figura 05

Figura 07

Gostou das dicas? Então agora só escolher as cortinas ideais para sua casa e tendo qualquer dúvida entre em contato com nosso escritório, trabalhamos com as particularidades de cada cliente e vamos ter imenso prazer em te ajudar a transformar seu espaço em um lugar único e aconchegante.

Beijinhos,

Esperamos você aqui!
Equipe Kris Bristot
krisbristot.com.br
Tel (48) 3028-0642
Cel/ Whatsapp: (48)8818-3382
instagram: @krisbristotarquitetura
facebook.com/krisbristotarquitetura

 

                

Comentários